O Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, administrado pela Rede VOA, está passando por uma completa revitalização, que irá não somente melhorar as condições de infraestrutura do local, dando mais conforto aos usuários, mas também preparar todo o sítio aeroportuário para a conclusão do processo de internacionalização para manutenção de aeronaves, além da chegada do Posto da Polícia Federal para emissão de passaportes. Até 2028, o investimento total previsto chegará à R$ 6,6 milhões.

“A Rede VOA administra 16 aeroportos regionais no Estado São Paulo e vem a público reiterar seu compromisso com a segurança operacional e patrimonial do Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, conforme preconizado pelo Contrato de Concessão n.º 0466/2022. Estamos no processo final junto aos órgãos federais para internacionalização do sítio aeroportuário em Sorocaba, onde algumas medidas adicionais de proteção se fizeram necessárias, em atenção ao compromisso firmado no referido processo que deverá estar finalizado até o final de 2024”, reitera o CEO da Rede VOA, Marcel Moure.

As intervenções estão focadas na revitalização e readequação do terminal de passageiros, com a criação de um novo espaço para receber o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal, com auto de vistoria do corpo de bombeiros e alvará de funcionamento, além de outras melhorias. A previsão é de que o Posto de Emissão de Passaportes esteja em funcionamento até o final deste ano.

Atualmente, além da aquisição de bens e equipamentos exigidos pelo Contrato de Concessão, está em andamento uma obra para demarcar a área aeroportuária, em conformidade com o Plano de Exploração Aeroportuária, anexo ao Contrato de Concessão. Essa intervenção visa separar a área do sítio aeroportuário da área particular adjacente ao Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, a fim de que seja garantida a internacionalização.

O Ministério de Portos e Aeroportos já deu o aval para a internacionalização do Aeroporto, que agora passa por avaliações e adaptações técnicas para a conclusão do processo. O local, que já é referência na mecânica de aeronaves, agora poderá ampliar o atendimento e realizar manutenções aviões de outros países. O aeródromo é conhecido por servir de base de empresas de manutenção de aeronaves executivas de pequeno, médio e grande porte, como as da Embraer.

Sobre a Rede VOA
A Rede VOA é concessionária de 16 aeroportos em todo o estado de São Paulo e visa integrar a aviação regional, com incremento em voos comerciais, executivos e criar negócios em seus sítios aeroportuários. A rede está presente nos aeroportos de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Bauru-Arealva, Marília, São Manoel, Avaré-Andu, Sorocaba, Campinas, Registro, Itanhaém.