A Rede VOA promoveu nesta terça-feira (25) o último exercício em alusão ao Mês de Emergência Aeroportuária. O Aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, recebeu os simulados de apoderamento ilícito de aeronave e atentado com ameaça de bomba. Durante todo o mês de novembro, foram realizados workshops, treinamentos teóricos e simulados práticos visando estreitar laços com os órgãos de emergência de vários municípios e levar, por meio de cada aeroporto, treinamentos e capacitações aos órgãos de emergência para casos de incidentes e acidentes aéreos.

Em Ribeirão Preto, a atividade foi voltada aos efetivos da Polícia Federal, do Grupo de Ações Especiais da Polícia Militar (GATE) e equipes de especialistas em explosivos. Foi realizada uma simulação da negociação com o sequestrador, que tomou uma aeronave de pequeno porte e tomou posse de duas vítimas. Ao final, o negociador conseguiu com que ele se rendesse e liberasse as vítimas.

Já no exercício com bomba, foi realizada toda a varredura da aeronave, inclusive com os cães do canil da PM, e realizado o procedimento para desarmar os supostos explosivos. Também foram montados o comitê de crise e a sala técnica para a tomada conjunta das decisões entre os órgãos envolvidos.

“A realização de simulados de emergência em diversos cenários é fundamental para garantir que todos os envolvidos — equipes de resgate, bombeiros, operadores aeroportuários, companhias aéreas e órgãos de segurança — estejam preparados para responder de forma rápida, coordenada e eficiente a situações críticas”, comenta o CEO da Rede VOA, Marcel Moure. “Esses exercícios permitem testar na prática os planos de contingência, identificar falhas operacionais e aprimorar a comunicação entre diferentes setores, fatores essenciais para reduzir riscos e salvar vidas em cenários reais”, completa.

A Rede VOA encerra o Mês de Emergência Aeroportuária com ótimo feedback dos simulados e workshops, e segue colocando em prática sua cultura de excelência na segurança operacional, capacitando não só os seus colaboradores, como todas as equipes que são acionadas para atuar em situações de crise.