A Rede VOA, em parceria com a Força Aérea Brasileira, oferece durante toda essa semana o Curso Básico de Busca e Salvamento – SAR 005, com o objetivo de apresentar o funcionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) e certificar os participantes como elos do Sistema em território nacional. A instrução é voltada a todas as forças de segurança e resgate do município, e será ministrado por agentes do SAR 005 de Brasília.

O curso foi realizado no auditório do Fundo Social de Solidariedade do município, com a participação de mais de 100 pessoas, entre eles membros do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), SAMU, Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Guarda Civil Florestal, Defesa Civil e outros de toda a Região Metropolitana de Jundiaí.

“Nós da Rede VOA, como uma concessionária de aeroportos, sabemos da importância de ter uma equipe técnica treinada e atuante em casos de acidentes. É uma grata satisfação podermos ministrar o curso de SAR, que permitirá cada vez mais que o nosso Centro de Controle Operacional (CCO) possa atuar visando a segurança de voo e da área operacional de todos os nossos 16 aeroportos”, afirma o CEO da Rede VOA, Marcel Moure.  

 Um exemplo recente da importância da atuação de Elos do Sistema de Busca e Salvamento foi o apoio prestado pelo Grupo de Rádio Patrulha Aérea de São Paulo (GRPAe-SP) durante as buscas a um helicóptero que caiu próximo à cidade de Cajamar em 26 de junho de 2016. Na ocasião, diante do conhecimento da emergência em horário próximo ao pôr do sol, o Salvaero Curitiba coordenou a decolagem de um helicóptero do GRPAe-SP e o apoio terrestre do Corpo de Bombeiros de Cajamar na noite do dia 26.

Como resultado, o Sistema SAR manteve a pronta resposta enquanto a aeronave especializada em busca aérea da FAB se planejava para iniciar o voo na área de interesse logo ao nascer do sol do dia seguinte.