A internacionalização do Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, para manutenção de aeronaves teve mais um importante capítulo na última sexta-feira (21). Com a presença do CEO da Rede VOA, Marcel Moure, o local recebeu a visita técnica de diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com o intuito de evidenciar e sanar as pendências restantes para a conclusão do processo, que já teve o parecer favorável de demais órgãos como a ANAC, Policia Fedeal e a Receita Federal e também do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Iniciada em 2012, a internacionalização do aeroporto ficou congelada por mais de 10 anos e agora, sob administração da Rede VOA, será possível atender essa demanda tão crítica, gerando frente de trabalho direta e indireta.”A vinda da equipe da ANVISA, acrescido ao Secretário Tomé França e o Prefeito Rodrigo Manga foram sobremaneira importante para a finalização do processo de tornar o aeroporto de Sorocaba internacional para manutenção de aeronaves. Isto posto, permitirá que a EMBRAER (3a maior fabricante de aeronaves no mundo) amplie sua capacidade de manutenção de equipamentos provenientes de empresas aéreas no exterior, como exemplo a UNITED AIR LINES”, aponta o CEO da Rede VOA, Marcel Moure.

O processo de Internacionalização de Sorocaba encontra-se em fase final de aprovação, restando apenas detalhes documentais a serem confirmados para que a operação possa iniciar. Não haverá voos internacionais com passageiros nem o transporte de carga, mas a possibilidade do pouso de aeronaves internacionais para manutenção, com destaque para o Centro de Mantenção (MRO) da Embraer, que em breve será o maior da América Latina.

A aeroporto de Sorocaba também recebeu o prefeito Rodrigo Manga e Tomé Barros Monteiro Franc, Secretário Nacional de Aviação Civil. “Sorocaba tem um histórico voltado também à aviação e se tornou um dos principais polos mundiais de manutenção de aeronaves. A confirmação do processo de internacionalização do aeroporto local é um grande avanço para a cidade, o que vai gerar desenvolvimento econômico e ampliação de mão de obra e de ofertas de capacitação profissional. É um sonho de muitos anos que começa a se concretizar”, destacou Manga.