Visando a realização de voos com EVTOL, sigla em inglês que significa “aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical”, a Rede VOA recebeu nesta terça-feira (29) a visita de representantes da empresa chinesa EHang para falar sobre tecnologia e a possibilidade de realizarmos um primeiro voo teste de EVTOL partindo do Aeroporto de Jundiaí.

A equipe chinesa, que se mostrou otimista com a parceria, foi recebida pelo CEO Marcel Moure e a equipe técnica de Engenharia da Rede VOA, que providenciou um Vertiporto próximo ao Centro de Controle Operacional (CCO). A concessionária de 16 aeroportos no estado de São Paulo visa a realização de um voo teste ainda este ano.

“A Rede VOA vem se preparando para receber o Ehang EVTOL), equipamento disruptivo de um carro elétrico voador, sem piloto, com capacidade para até 2 pessoas. O futuro começa aqui e nossa empresa não pode ficar de fora desse processo que irá revolucionar a forma de transporte com mobilidade urbana entre cidades, não apenas no Brasil, mas em todo o planeta”, comenta o CEO da Rede VOA, Marcel Moure.

Apesar do exterior da EVTOL trazer grandes semelhanças com o helicóptero, a configuração mecânica e a arquitetura aerodinâmica apresentam mais similaridades com o avião. Isso porque a parte superior da aeronave detém asas, assim como os aviões, o que ajuda na sustentação do veículo e até pode contribuir para sua locomoção, usando múltiplos rotores elétricos para gerar sustentação e propulsão. O EHang, o carro voador chinês, começou a ser vendido durante a Agrishow 2024. Além disso, a Eve Air Mobility, da Embraer, também já divulgou as primeiras imagens do seu carro voador.

“A empresa, com sede na China, já está negociando a participação em mais de 17 países, incluindo o Brasil, estando já homologado na própria matriz, Japão e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda temos um longo caminho pela frente, tanto na ANAC quanto no Departamento de Controle Espaço Aéreo (DECEA), de modo a viabilizar a operação desse novo veículo voador. Enquanto isso, a VOA dá um importante passo na sua infraestrutura em Jundiaí-SP (aeroporto sede da empresa), com a parceria At Global X Ehang, visando sempre trazer a sustentabilidade operacional em seus aeroportos”, completa o CEO Marcel.