A Rede VOA, concessionária de 16 aeroportos no estado de São Paulo, promove, durante todo o mês de novembro de 2025, o Mês da Emergência Aeroportuária. Com intuito de expandir a cultura de segurança em seus principais aeroportos, serão realizados workshops, treinamentos teóricos e simulados práticos visando estreitar laços com os órgãos de emergência de vários municípios e levar, por meio de cada aeroporto, treinamentos e capacitações aos órgãos de emergência para casos de incidentes e acidentes aéreos.
A programação teve início no dia 5 com a cerimônia oficial de abertura no Aeroporto de Jundiaí, que contou com a presença de autoridades locais e estaduais. No dia 8, sábado, também em Jundiaí, acontece o Workshop de Emergências Aeronáuticas, com a participação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (Search and Rescue) da Força Aérea Brasileira (SALVAERO) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CERIPA IV), além de uma mesa de debates ao final das instruções com a presença de Sandra Assali, fundadora e presidente da ABRAPAVAA (Associação Brasileira de Parentes e Amigos de Vítimas de Acidentes Aéreos).

No dia 13 de novembro é a vez do Simulado de Acidentes Aeronáuticos no Aeroporto de São Carlos, um dos dois aeroportos internacionais da Rede VOA e que conta com o Centro de Manutenções da LATAM. O treinamento prático será realizado em conjunto com a Santa Casa de São Carlos, onde as vítimas serão levadas para simular atendimentos, além da participação do Corpo De Bombeiros, Polícia Militar, SAMU e Guarda Municipal.
E em Ribeirão Preto, principal aeroporto comercial da concessionária, acontece o fechamento das atividades com o Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave e Bomba no dia 25. Um treinamento que simula cenários de sequestro de aeronave e ameaça de bomba para testar a prontidão e a coordenação das forças de segurança de um aeroporto, como a Polícia Federal, a Polícia Militar, o Comando de Operações Táticas (COT) e equipes de especialistas em explosivos.
Além dessas datas, durante os dias do mês, a Rede VOA receberá turmas de diversos órgãos de segurança e emergência para visita técnica e instrução no Aeroporto de Jundiaí, onde fica sediada.
