A LATAM Brasil realizou nesta terça-feira (10) a inauguração da Escola LATAM, um novo programa voltado para a formação de mecânicos aeronáuticos, com sede no Aeroporto Mário Pereira Lopes, São Carlos, administrado pela Rede VOA. A cerimônia de lançamento contou com a presença de Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de outras lideranças da companhia e do setor.
A Escola LATAM, única no Brasil certificada pela ANAC e vinculada a uma companhia aérea, começará suas atividades em janeiro de 2025, inicialmente formando 70 funcionários bolsistas da própria LATAM. Eles participarão de cursos presenciais no LATAM MRO, o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul, cobrindo 75% dos custos totais do curso. As aulas contemplarão desde o Curso Básico de Manutenção de Aeronaves até especializações em Célula, Grupo Motopropulsor e Aviônicos.
“A Rede VOA fica muito feliz em perceber a transformação social por meio da Companhias Aéreas no contexto brasileiro. Este é um primeiro passo fundamental para a criação de empregos diretos e indiretos nesta área, e um sonho de gerações que começa a ser realizado em um de nossos aeroportos”, comenta o CEO da Rede VOA, Marcel Moure, que também esteve presente no evento.
O LATAM MRO, em São Carlos, é uma referência global em manutenção aeronáutica, responsável por mais de 60% das manutenções programadas do grupo LATAM. Com uma área de 95 mil m², sete hangares permanentes e 22 oficinas, emprega cerca de 2.000 funcionários altamente qualificados. A escola será expandida no futuro, oferecendo vagas para o público externo e diversificando os cursos para incluir treinamento para tripulação técnica e de cabine.