A Rede VOA deu início às reuniões das Comissões de Segurança Aeroportuária (CSA) em dois de seus aeroportos na última semana. Foram realizados encontros nos aeroportos de Franca e Araraquara, com o objetivo de iniciar a implementação de medidas de segurança que serão fundamentais para, entre outras coisas, viabilizar a chegada de voos comerciais regionais nestes municípios.
A CSA é a comissão que reúne, regular ou extraordinariamente, órgão de segurança, as organizações e os representantes de empresas com atividades operacionais nos aeroportos públicos brasileiros, envolvidos com a segurança da aviação civil, para tratar dos aspectos relacionados ao Plano de Segurança Aeroportuária (PSA).
Com isso, as autoridades em atuação no âmbito aeroportuário buscam coordenar entre si e com o operador do aeroporto a implementação de controles, com o objetivo de viabilizar a padronização de medidas de segurança, evitar esforços repetidos desnecessários e promover a devida comunicação e transparência das medidas de segurança aplicadas nos aeroportos.
Devido ao grau de segurança de nossos aeroportos, a CSA passa a ser uma obrigatoriedade perante a ANAC e aos órgãos de segurança, para que haja padronização nos procedimentos de segurança e troca de informação com os órgãos competentes. Nas reuniões, participam representantes da Rede VOA, da Polícia Militar, Polícia Federal, Guardas Municipais, Bombeiros e membros da comunidade aeroportuária.
Sobre a Rede VOA
A Rede VOA é concessionária de 16 aeroportos em todo o estado de São Paulo e visa integrar a aviação regional, com incremento em voos comerciais, executivos e criar negócios em seus sítios aeroportuários. A rede está presente nos aeroportos de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Bauru-Arealva, Marília, São Manoel, Avaré-Andu, Sorocaba, Campinas, Registro, Itanhaém.