A Latam inaugurou nesta sexta-feira (26) seu novo hangar de manutenção de aeronaves em São Carlos (a 232 quilômetros de São Paulo), com investimento de R$ 40 milhões e voltado a atender de forma completa um novo modelo de aeronave. Maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul, o Latam MRO surgiu em 2001 criado pela então TAM, presidida por Rolim Adolfo Amaro (1942-2001), e fez parte de um processo de transformação da região paulista num polo aeronáutico, que inclui a Embraer, em Gavião Peixoto, e um curso de engenharia aeronáutica na USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos.
O novo hangar é especializado nas manutenções completas de aeronaves Boeing 787 Dreamliner, que hoje são feitas fora do país. É o maior investimento da aérea no MRO (Maintenance, Repair and Overhaul; manutenção, reparo e revisão) nos últimos dez anos. A construção, segundo a Latam, permitirá internalizar mais serviços na unidade de São Carlos, reduzindo custos e dando mais flexibilidade e pontualidade na volta dos aviões para voos.

O hangar também fará pintura de aeronaves de grande porte e manutenção preventiva de até três Airbus A320 de forma simultânea. O Boeing 787 Dreamliner tem capacidade para até 300 passageiros na configuração da Latam, que no fim de 2024 tinha 37 unidades do modelo, com previsão de chegar a 52 até 2030. O investimento no hangar, segundo a Latam, resultou na geração de 300 novos empregos em vagas como mecânicos aeronáuticos, planejadores, engenheiros, compradores, almoxarifes e auxiliares.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que participou da inauguração, disse que a abertura do novo hangar confirma o desenvolvimento da Latam, numa história iniciada quando governava São Paulo, em 2001. “O comandante Rolim me procurou, aumentamos a pista de 1.400 m para mais de 1.700 m, infelizmente ele morreu pouco tempo depois, mas a TAM, e depois a Latam, seguiram tudo”, disse.