Nesta semana, a Rede VOA recebeu no Aeroporto de Sorocaba representantes da ENAV, o provedor de serviços de navegação aérea da Itália (equivalente ao DECEA no Brasil), e da IDS-BR, para conhecer de perto a estrutura da concessionária de 16 aeroportos no estado de São Paulo e dar início aos estudos para a implantação da primeira Torre Remota operada por um operador privado no Brasil.
Atualmente, a única torre remota em operação no país pertence ao DECEA e está localizada na Base Aérea de Santa Cruz. A proposta liderada pela Rede VOA representa um marco para a aviação civil nacional: trata-se de uma iniciativa inédita e pioneira no setor privado brasileiro de gerenciamento de tráfego aéreo com base em tecnologia remota.

A Rede VOA já avança com importantes resultados nesse caminho, por meio da Prova de Conceito (POC) do R-AFIS dos aeroportos de Campo dos Amarais e Franca, controlados remotamente a partir de Sorocaba por um único operador utilizando uma console integrada, capaz de realizar tanto a comunicação aeronáutica quanto a observação meteorológica remota por câmeras.
Para viabilizar os estudos exploratórios e o desenvolvimento da Torre Remota, a Rede VOA firmou uma parceria estratégica com a SAIPHER, que atuará como grande integradora tecnológica do projeto. “Estamos confiantes de que essa iniciativa não apenas elevará o patamar de eficiência e segurança das operações nos aeroportos regionais, como também abrirá caminho para a ampliação do uso de tecnologias remotas na aviação brasileira”, afirma Marcel Moure, CEO da Rede VOA.
