A Rede Voa recebeu, em seus aeroportos de Franca e Ribeirão Preto, autoridades, membros da sociedade civil e representantes das forças de segurança municipais, estaduais e federais para consolidar uma série de ações que visam aumentar o monitoramento e as ações de conscientização da população, voltadas a conter invasões e outras irregularidades praticadas por munícipes nos arredores das áreas aeroportuárias dos aeroportos Tenente Lund Presotto e Dr. Leite Lopes.
Os encontros aconteceram nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), com o objetivo de unir os esforços de todos os órgãos, em ações integradas de conscientização para aumento da segurança e diminuição de atividades ilegais que possam acontecer nas proximidades dos aeroportos como incêndios criminosos, invasões e outras ocorrências que colocam em risco a operação dos aeródromos.
“A Rede Voa reforça seu compromisso com a segurança das operações aeroportuárias e de toda a sociedade no entorno dos sítios aeroportuários. Nesse diapasão, torna-se imprescindível a união de esforços com todos os elos de segurança pública, incluindo bombeiros, bem como representantes do poder judiciário. Juntos seremos sempre mais fortes”, reforça o CEO da Rede Voa, Marcel Moure
Em Ribeirão Preto, o encontro teve como foco principal a capacitação que a Rede VOA oferece às forças de segurança para ações dentro da área aeroportuária. O Aeroporto será utilizado como um centro de instruções, visando a maior eficácia nas operações conjuntas da Rede Voa com os órgãos responsáveis. “Para nós da Guarda Civil Municipal, por exemplo, é muito interessante realizar a capacitação do nosso efetivo”, comentou o Chefe de Operações da GCM e Coordenador da Defesa Civil, Stélio Fonseca.
Franca
Em Franca, a reunião contou também com a presença do juiz da Infância e Juventude, José Rodrigues de Arimatéa, que se colocou à disposição para promover a conscientização em relação aos menores de idade nos arredores do aeroporto. “O encontro foi importante para que cada órgão tenha a consciência do que precisa ser feito para alcançar o sucesso nessa operação”, afirma.
O processo de conscientização passará por palestras em escolas municipais, em parceria com o programa OAB Vai À Escola, uma iniciativa da OAB Franca, e representantes da Magalu também se colocaram à disposição para realizar visitas técnicas ao hangar e às instalações da empresa, visando passar algumas lições de segurança aos alunos.
A Rede VOA também se propôs a realizar cursos de capacitação no município e todos os presentes se mostraram dispostos a cooperar e, de maneira preventiva, evitar que as ações criminosas voltem a acontecer nos arredores do aeroporto.