O Aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, recebeu neste domingo (25) a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Freitas, para a instauração do comitê de crise, visando o combate aos fortes incêndios que têm se alastrado por todo o interior paulista.  Durante todo o final de semana, o Aeroporto Dr. Leite Lopes, administrado pela Rede VOA, foi utilizado como base de apoio para as ações emergenciais do comitê de crise do Governo do Estado de São Paulo e das Forças Armadas.

A Rede VOA mobilizou sua equipe de Resposta e Emergência e comitê de crise em Ribeirão Preto, para prestar todos os apoios necessários à logística de emergência, principalmente no terminal de passageiros. Espaços do pátio foram disponibilizados para priorizar aeronaves modificadas para o combate a incêndios, e as companhias aéreas prestaram assistência aos passageiros, que tiveram voos atrasados e cancelados.

Tarcísio também fez um voo no avião KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), que auxilia no combate às chamas em Ribeirão Preto e está no pátio do aeroporto desde o sábado à noite, abastecido com 12 mil litros de água. O governador frisou a importância da união de esforços com municípios e o governo federal, por meio das forças armadas, para combater o fogo. Durante o voo do KC-390, foram identificados apenas pequenos focos de incêndio, por conta da chuva que caiu em diversas áreas neste domingo (25). Assim, a aeronave continuará de prontidão no Aeroporto de Ribeirão Preto durante a semana para prestar apoios necessários caso o tempo volte a ficar mais seco.

Diversos aeroportos do estado foram impactados pela presença de intensa fumaça, o que afetou algumas operações. Em Ribeirão Preto foram 08 decolagens no horário previsto, 14 canceladas e outras 04 com atraso, além de 04 pousos no horário previsto, 10 cancelados e outros 02 atrasados, considerando todo o final de semana dos dias 24 e 25. A Aeroporto Dr. Leite Lopes foi reaberto no domingo às 10h30 e segue em funcionamento normal desde então.

Sobre a Rede VOA
A Rede VOA é concessionária de 16 aeroportos em todo o estado de São Paulo e visa integrar a aviação regional, com incremento em voos comerciais, executivos e criar negócios em seus sítios aeroportuários. A rede está presente nos aeroportos de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Bauru-Arealva, Marília, São Manoel, Avaré-Andu, Sorocaba, Campinas, Registro, Itanhaém.