Um voo da LATAM Brasil de São Paulo para Brasília precisou fazer uma descida de emergência e ser desviado para o Aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, após um power bank pegar fogo a bordo. A aeronave da Airbus modelo A320neo de matrícula PR-MYK operava o voo LA3581, que saiu de Congonhas. Quando já estava em voo de cruzeiro, próximo de São Carlos (SP), um power bank (bateria portátil) pegou fogo a bordo, e a tripulação precisou realizar uma descida de emergência, com o jato atingindo 6.000 pés por minuto de razão de descida.
O pouso foi realizado em segurança com a aeronave sendo recebida pelos caminhões de Bombeiros e equipes de emergência da Rede VOA. Ao menos três pessoas passaram mal por causa da situação, mas não precisaram ser encaminhadas a hospitais, com o atendimento médico sendo feito no próprio aeroporto pela equipe médica de plantão.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) destacou que baterias de íon-lítio podem ser transportadas em bagagem de mão, desde que dentro dos limites de potência e não excedam 160 Wh. A agência reforçou que esse tipo de bateria não pode ser levado em bagagem despachada em aeronaves de passageiros no Brasil. A proibição tem como objetivo reduzir riscos de explosão e incêndio causados por baterias danificadas ou em curto-circuito.
A ANAC informou ainda que, em outubro de 2025, publicou um aviso de segurança operacional com recomendações a operadores e passageiros sobre o uso e transporte de dispositivos eletrônicos alimentados por baterias de lítio, incluindo power banks.
