O novo prefeito jundiaiense, Gustavo Martinelli (União Brasil), esteve na manhã desta segunda-feira (27) no Aeroporto de Jundiaí para uma visita à sede e ao CEO da Rede VOA, Marcel Moure. O chefe do Executivo veio acompanhado do secretário de Seguraça Público, Guilherme Rigo, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser. Foram tratados assuntos como a possível ampliação da pista do Aeroporto de Jundiaí, futuros projetos sociais que a Rede VOA pretende atuar, questões envolvendo a área em torno do aeroporto e demais planos para o desenvolvimento do município.
Outro ponto relevante foi a proposta de criar um curso de graduação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, (MMA) em parceria com a FATEC. O MMA é o profissional da aviação responsável por executar ou supervisionar tarefas de manutenção em aeronaves, tais como reparos, modificações, recondicionamento e manutenção preventiva. “Já conversamos com a FATEC e existe a possibilidade de firmar essa parceria com o aeroporto. Atualmente, 97% dos alunos da FATEC saem da faculdade empregados”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.
O próximo passo é um alinhamento entre a administração municipal, FATEC e Governo do Estado. O CEO da Rede VOA, Marcel Moure, reforçou a importância de mão de obra qualificada no setor de manutenção de aeronaves. “Temos 30 hangares no aeroporto, e as empresas constantemente destacam a necessidade de trazer essa manutenção para dentro do local. Essa é uma excelente oportunidade para trabalharmos em conjunto com o município”, afirmou.
Os representantes do Executivo municipal também realizaram uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO), para entender melhor o funcionamento do monitoramento relizado pela Rede VOA em seus 16 aeroportos e discutiram iniciativas para fortalecer a relação entre a administração municipal e o aeroporto. Entre os temas abordados, destacou-se a possibilidade de integração para treinamentos entre a Guarda Municipal de Jundiaí e as equipes do aeroporto. “Podemos ter casos de acidentes aéreos. A Guarda Municipal, por meio da Divisão Florestal, já atuou em situações como essa, e a proximidade para futuros treinamentos é essencial”, ressaltou Guilherme Balbino Rigo, gestor da Unidade de Gestão de Segurança Municipal.