O Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara, recebeu nesta segunda-feira (14) o voo inaugural da Azul Linhas Aéreas entre os aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara. O primeiro voo saiu de Campinas e pousou na cidade de Araraquara por volta das 10h30, quando foi realizado o batismo da aeronave ATR-72 na pista de pousos de decolagens.

A partir desta segunda, serão quatro voos diários que devem, em princípio, conectar os clientes do aeroporto Bartholomeu de Gusmão ao de Viracopos, o principal hub da companhia no estado. Com tempo estimado de 40 minutos a viagem, os voos partem do Bartholomeu de Gusmão às 6h30, 10h40, 15h30 e 19h20 e retornam de Viracopos-Campinas com decolagens às 9h25, 14h05, 17h55 e 22h30.

“A Rede VOA assumiu o compromisso público de antecipar investimentos para viabilizar a parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Araraquara e a Azul, de modo a termos, na data de hoje, não apenas a retomada de 4 voos comerciais diários na cidade, mas sobretudo integrar a sociedade das diversas cidades do entorno do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão às 61 conexões de Viracopos, incluindo voos internacionais para EUA, América do Sul e Europa”, afirma o CEO da Rede VOA, Marcel Moure.

A retomada dos voos da Azul, a partir desta segunda-feira, deverá movimentar a circulação de passageiros no Bartholomeu Gusmão, os negócios e o Turismo. E as autoridades reforçaram essa importância não só para a cidade, que é atualmente a sede de grandes empresas, mas para todo os municípios da região. “É um dia marcante para a aviação paulista. Estamos trazendo novamente a conectividade aérea para a Região Central, por Araraquara, e isto se traduz em um novo tempo de desenvolvimento”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Segundo Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul, o objetivo é atender, principalmente, a uma crescente demanda de Clientes que frequentemente fazem viagens a negócio entre as cidades e desejam encurtar seus trajetos, com mais agilidade, segurança e conforto. “A partir de Viracopos, os nossos Clientes terão conexões com outros 61 destinos. Por isso, aos poucos e a depender da movimentação, podemos pensar em lançar novas rotas para conectar Araraquara diretamente a cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre”, explica.