O Aeroporto de São Manuel, administrado pela Rede VOA, recebeu nesta terça-feira (13) uma série de voos experimentais do Pyka Pelican 2, um drone de pulverização agrícola de asa fixa, autônomo e elétrico, que oferece uma alternativa eficiente para a aplicação de defensivos em grandes áreas rurais. Ele é capaz de pulverizar até 90 hectares por hora, com uma capacidade de carga de 300 litros, e pode operar em diferentes tipos de terreno, inclusive em áreas restritas a aeronaves, tanto durante o dia quanto a noite.

A apresentação começou no meio da tarde e seguiu até o período noturno, para testes do seu funcionamento em diferentes horários e condições de clima. O Pyka Pelican 2 necessita de apenas 180 metros de pista para pousar e decolar, e tem capacidade de pulverizar de 1.000 a 1.200 hectares por dia em uma aplicação de alta performance.

“A Rede VOA, uma das maiores concessionárias de aeroportos do Brasil, visa ser uma referência em inovação, segurança e qualidade nos serviços prestados para o fortalecimento da aviação em todo o país”, aponta o CEO da Rede VOA, Marcel Moure. “Nessa linha, para nós, vimos com muita atenção e estratégia os voos do Pyka Pelican 2, que será disruptivo no apoio ao agronegócio brasileiro. O Aeroporto de São Manuel está se consolidando como vocacionado para atender as demandas pungentes desse setor sobremaneira importante para a composição do PIB brasileiro”, completa.

O  drone, que já é o maior Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) autorizado pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos para operações comerciais, está pronto para atuar no Brasil sob as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da ANATEL, e atraiu os olhares de diversos empresários do agronegócio na região de São Manuel. A solução promete reduzir custos operacionais para os agricultores e revolucionar o setor de aviação agrícola no país, um dos maiores mercados globais do agronegócio.

O Brasil é o maior produtor mundial de soja, café, suco de laranja, algodão e açúcar, além de ter superado os Estados Unidos como maior exportador de algodão nos últimos anos. Em São Manuel, os cultivos dominantes são os de cana de açúcar e café. Com o aumento da procura global de alimentos, a Pyka está preparada para transformar a aplicação aérea autônoma, proporcionando eficiência, redução de custos e sustentabilidade sem precedentes aos agricultores em todo o mundo.